Pe. Marcos Pitter faleceu


O Pe. Marcos Pitter Inocêncio,38 anos, que estava na UTI em São João da Boa Vista há mais de um mês, faleceu ontem à noite (29 de maio). O velório está sendo na Paróquia São Judas Tadeu em Mogi Guaçu, e a celebração da eucaristia de exéquias será às 14h30, nesta quarta-feira ( dia 30).

Pe. Marcos Pitter nasceu no dia 17 de março de 1974, e foi ordenado presbítero no dia 29 de junho de 2007. Ele trabalhou na Arquidiocese de Campinas, foi vigário paroquial na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em São João da Boa Vista e, atualmente, era vigário paroquial da Paróquia Santa Edwiges em São José do Rio Pardo.

A Diocese de São João da Boa Vista agradece a Deus pela vocação e pelo trabalho pastoral do Pe. Marquinhos realizado em favor do Povo de Deus, e pede o consolo de  Deus para a sua família, parentes e amigos. Todo o Clero da Diocese se une em oração por este irmão no sacerdócio que, cumprindo sua missão, recebe a coroa da glória.

Pré provas

No próximo domingo acontecerá a pré-prova do desenho e da redação, vamos ficar atentos para não perdermos pontos para o nosso Encontro de agosto.

Atenção para alguns detalhes:

A prova da redação é destinada para os coroinhas com mais de 12 anos de idade e poderá ser levado um rascunho, porém é necessário que se passe a limpo em folha própria da pastoral.

A prova do desenho é destinada para os coroinhas com menos de 12 anos de idade e também será fornecida a folha para se realizar o desenho.

Ambas as provas terão com tema “ALEGRIA do Senhor é nossa força”, este que já vem sendo o caminho da pastoral para este ano, e as crianças deverão trazer seus materiais para a escrita e para o desenho.

O local da prova será no Seminário Diocesano de Filosofia Coração de Maria, localizado na Rua José Maringolo, 70 - Sto. André em São João da Boa Vista. As provas se iniciarão à partir das 14hs com encerramento previsto às 16hs.

Esperamos encontrar todos neste próximo final de semana! 

A missão do Espírito Santo na Igreja

Da Constituição dogmática Lumen gentium sobre a Igreja, do Concílio Vaticano II

 (N. 4.12) (Séc. XX)
A missão do Espírito Santo na Igreja 

Terminada na terra a obra que o Pai confiou ao Filho, O Espírito Santo foi enviado no dia de Pentecostes a fim do santificar continuamente a Igreja e, por Cristo, no único Espírito, terem os fiéis acesso junto ao Pai. Ele é o Espírito da vida, a fonte de água que jorra para a vida eterna. Por ele, o Pai dá vida aos homens mortos pelo pecado, até ressuscitar em Cristo seus corpos mortais.

O Espírito habita na Igreja e nos corações dos fiéis como em um templo. Neles ora e dá testemunho da adoção de filhos. Conduz a Igreja ao conhecimento da verdade total, unifica-a na comunhão e nos ministérios, ilumina-a com diversos dons carismáticos e hierárquicos e enriquece-a com seus frutos.

Pela força do evangelho, rejuvenesce a Igreja, renovan­do-a constantemente e a conduz à perfeita união com seu Esposo. Pois o Espírito e a Esposa dizem ao Senhor Jesus: "Vem!"

Assim se apresenta a Igreja inteira como um povo reunido pela unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

O conjunto dos fiéis, consagrado pela unção do Espírito Santo, não pode enganar-se na fé. Esta peculiaridade se exprime através do sentido sobrenatural da fé, quando na sua totalidade, a hierarquia e os fiéis leigos, manifestam um consenso universal em matéria de fé e costumes.

Com este senso de fé, formado e sustentado pelo Espí­rito da verdade, o povo de Deus, guiado pelo sagrado ma­gistério a que obedece com fidelidade, acolhe não mais como palavras dos homens, mas, na realidade, a palavra de Deus, e adere sem esmorecimento à fé que, uma vez para sempre, foi transmitida aos santos (Jd 3). Nela penetra sempre mais profundamente, com reto julgamento, e cada vez mais plenamente a põe em prática em sua vida.

Além disso, por meio dos sacramentos e ministérios, o Espírito Santo não apenas santifica e conduz o povo de Deus e o adorna com virtudes, mas ainda distribui a cada um seus dons conforme quer (1Cor 12,11), e concede também graças especiais aos fiéis de todas as condições. Torna-os assim aptos e disponíveis para assumir deveras obras ou funções, em vista de uma séria renovação e mais ampla edificação da Igreja, conforme foi dito: A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum (ICor 12,5).

Estes carismas devem ser recebidos com ação de graças e consolação. Pois todos, desde os mais extraordinários aos mais simples e comuns, são perfeitamente apropriados e úteis às necessidades da Igreja.

Solenidade da Ascensão do Senhor


"Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo"
(Oração de coleta)

Carta aos coordenadores


Caro Coordenadores,

Após nos encontrarmos com muitos de vocês no último final de semana do mês de abril, por ocasião do III Retiro Diocesano de Coroinhas, mais uma vez Deus tem apresentado o quanto sua misericórdia é infinita. A Pastoral Diocesana somente tem a agradecer por nosso trabalho de evangelização e temos pedido ao Senhor da Messe que sempre mande operários dispostos a construir o Reino dos Céus.

Porém neste momento temos mais no que trabalhar para a evangelização de nossas crianças. Como bem sabemos estamos a menos de quatro meses do V Encontro Diocesano de Coroinhas e é chegado o momento de começarmos a nos preparar.

Como abrimos as pré-provas da arrecadação de latas de alumínio e de alimentos não perecíveis, temos que nos organizar para outras duas pré-provas: a do desenho e a da redação, porém estas têm data e locais marcados, pedimos nesta prova a participação de todas as paróquias que pretendem participar do encontro de agosto.

A prova da redação está destinada aos coroinhas de 12 a 16 anos, de preferência os que participaram do retiro. A prova do desenho será direcionada aos coroinhas com menos de 12 anos, ambas com o tema: “Alegria do Senhor é nossa força”. As provas acontecerão:



Local: Seminário Diocesano de Filosofia Coração de Maria – São João da Boa Vista

Rua José Maringolo, 70 – Bairro Santo André

Data: 03 de junho de 2012

Horário: 14h00 ás 16h30 – Chegada a partir das 13h40

Contato: 8300-5335 (tarde e noite) – email: coroinhas.acolitos.sjbv@hotmail.com



Cada paróquia poderá trazer no máximo dois coroinhas para cada prova, e pedimos que se confirme a participação até o dia 31 de maio. A formação programada para este dia será remarcada para o próximo semestre.



Rogério Ramazotti Calelo

Fernando Augusto Santana Bernardes

Seminaristas Coordenadores da Pastoral Diocesana de Coroinhas

rogerio_calelo@hotmail.com Celular (19) 8300-5335/(19)9784-4276/Seminário (19) 3634-1966

Retiro Diocesano de Coroinhas


Nos dias 27, 28 e 29 de abril, em Casabranca no Santuário Nossa Senhora do Desterro, aconteceu o Retiro Diocesano de Coroinhas promovido pela Pastoral Diocesana. Contamos com a presença de 208 coroinhas de várias paróquias de nossa Diocese.
Foram três dias muito proveitosos, refletimos sobre a “Alegria de seguir Jesus Cristo” e “Jesus como fonte de nossa alegria”. Tivemos a presença de vários seminaristas e propedeutas de nossa Diocese, que nos ajudaram a organizar esse momento de reflexão sobre a vocação de servir como coroinha e acólito.
Tivemos também a presença da Ir. Marilsa da congregação das Franciscanas Servas da Imaculada de Casabranca e do Ir. Estevão Harding da Ordem dos Cistercienses de São José do Rio Pardo. Contamos também com a presença e ajuda do Pe. Ramiro e de outros padres para as confissões no sábado à tarde.
Pudemos, com a graça de Deus, proporcionar aos coroinhas de nossa Diocese momentos de animação com o Ministério Sacramentos de Mogi Guaçu, momentos de reflexão com a palavra de Deus e momentos de convívio entre as paróquias, onde pudemos fazer novas amizades e fortalecer aquelas que já existiam.
Gostaríamos de agradecer a presença de todos, a disponibilidade do Pe. Carlos Eduardo Dóbies e ao Conego Antônio em nos disponibilizar o espaço do Santuário, todos os outros padres e paróquias e principalmente a Deus que nos permitiu com Sua imensa bondade  fazer esse retiro. Muito obrigado!!


Rogério Ramazotti Calelo e Fernando Augusto Santana Bernardes
Seminaristas Coordenadores.