Reflexão Mês de Maio


Objetivo: Mostrar que ser missionário é levar aos outros a nossa experiência pessoal de Deus. Não precisamos de muitos discursos, o importante é testemunharmos com a nossa vida a ação de Deus.

Texto bíblico: Lc 1, 39-56

Desenvolvimento: Nos três primeiros meses desse ano nós meditamos sobre o discipulado: Jesus nos chama a sermos seus amigos (Jovem Rico); a amizade com Jesus deve nos levar a sermos amigos dos “outros amigos de Jesus” (Mandamento Novo); não devemos nos fechar somente nos nossos grupinhos, mas levarmos essa Boa Nova a todos (Transfiguração).
Sim devemos anunciar, mas como e o que anunciar? O anúncio eficaz do Evangelho não se dá pela eloquência das palavras ou pelo ardor das pregações. A eficacia acontece quando somos coerentes com o que anunciamos. O Papa Paulo VI fala que o nosso tempo tem necessidade mais do que de mestres de testemunhas, pois se os mestres são ouvidos é porque são testemunhas.
O mês de maio é dedicado à Virgem Maria que é a primeira missionária, a primeira que levou as outras pessoas o anúncio de Jesus. Maria nos ensina a sermos missionários no Magnificat, pois foi nessa ocasião que ela cantou as maravilhas que Deus realizou na sua vida. Assim também nós devemos anunciar a Boa Nova do Reino com a nossa experiência de Deus.
Nos meses passados cada um de nós aprofundou o seu relacionamento com Deus e com os irmãos. Quais foram as descobertas que cada um de nós fez? O que Deus falou no meu coração nesse tempo? Esse tesouro não pode ficar enterrado em segurança, é preciso fazer com que esse tesouro produza ainda mais, para enriquecermos a vida das pessoas que estão ao nosso redor.

Dinâmica: Essa brincadeira é conhecida pelas crianças como pega-pega ou pegador. O pique-comunidade começa com uma criança (o pegador) correndo para pegar as demais. O participante que é tocado transforma-se também em pegador. De mãos dadas, eles passam a correr juntos para pegar os outros. Cada nova criança é agregada á corrente que vai crescendo. A brincadeira só termina quando a comunidade estiver formada e todos os participantes estiverem de mãos dadas. Refletir com o grupo: como é bom contagiar os outros; como é melhor “correr” junto com alguém do que sozinho; que quando alcançamos alguém é bom, ainda mais se o levarmos a Deus.

Compromisso: No mês passado nós pesquisamos situações ou lugares onde podemos levar o amor e a alegria de Jesus. Nessa reunião vamos escolher um ou mais lugares para visitarmos e levarmos esse amor de Jesus. Podemos ir todos juntos ou nos dividirmos em grupos para atingirmos mais pessoas. O que vamos dizer? A nossa experiência de Deus, aquilo que Ele é e faz por cada um de nós. O modo como vamos fazer isso pode ser vário: teatro, música, brincadeiras, testemunhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário