Texto bíblico: Jovem Rico Mt 19,16
Jesus chama a cada um de nós para estabelecermos, com Ele, um relacionamento de intimidade. É o próprio Jesus que olha a cada um de nós e nos chama para o seu serviço em favor dos nossos irmãos e irmãs (cf. Mt 4,18-22). Somos todos chamados para junto de Jesus, para com Ele e através dele sermos sinais de libertação para as pessoas que estão próximas de nós.
A passagem do Jovem Rico nos mostra que seguir Jesus exige de nós certas renúncias. Ele nos dá tudo, mas é necessário que também o nosso coração esteja aberto e livre para acolher o seu amor por nós.
A pergunta feita por esse jovem é a pergunta que todos queremos saber. O que devemos fazer para obtermos a vida eterna? Ou seja o que devemos fazer para nos salvar? Ou ainda o que devemos fazer para estar junto de Deus para sempre?
A resposta de Jesus à pergunta do jovem é que ele deveria observar os mandamentos, aqueles mandamentos que nos levam a respeitar o nosso próximo. E que a perfeição do seguimento está em vender todos os bens, da-los aos pobres e, por fim, seguir Jesus.
Talvez isso poça nos parecer alto demais, porém aquilo que Jesus nos pede para estarmos junto d'Ele é um coração desapegado, um coração livre de tudo aquilo que poderia ocupar o lugar de Deus nas nossas vidas. E o bonito de tudo isso é que Ele nos deixa livres para escolhermos. E o coração desapegado não se refere simplesmente àquilo que nós temos de material, mas também àquilo que nós temos de espiritual e que não queremos partilhar com os outros.
Dinâmica:
Cabra Cega: O grupo deve ser divido pelo coordenador em dois grupos, deixando um participante para ser a “cabra cega” que além de não entrar em nenhum dos grupos não dever saber que os grupos serão divididos em grupo amigo e outro o inimigo. Colocar a venda no escolhido e diante de um caminho cheio de obstáculos fazê-lo caminhar sendo guiado pelos grupos lembrando que os grupos devem ajudá-lo a desviar dos obstáculos (o grupo amigo) ou atrapalhar (o grupo inimigo). Após isso o coordenador reflete com os participantes de como foi difícil para a “cabra” seguir o caminho sem saber quem estava a guiando no caminho certo e errado; concluir mostrando a importância de saber quem está seguindo.
Compromisso do Mês:
Descobrir algumas características de Jesus através dos textos bíblicos: (Sugestões: Lc 23:32-43; Jo 11, 1-45; Mc10.13-16; Jo 2, 1-11; Lc 22, 39-46. Anotar em um papel e trazer na próxima reunião.
CLIQUE NA IMAGEM PARA COLORIR
Nenhum comentário:
Postar um comentário