Texto bíblico: Jo 15,10-14 – Mandamento Novo

 

Desenvolvimento:

No último mês vimos à importância de amar a Deus e concluímos que somente a partir deste amor é que o serviço de coroinhas tem um verdadeiro sentido. No evangelho deste mês Jesus se apresenta como nosso amigo e nos faz um pedido: que nos amemos uns aos outros.

Em outra parte do Evangelho (Mt 25,40) vemos que Jesus presente em cada um de nós. Assim tudo o que fazemos a nossos amigos é a Ele mesmo que fazemos. Por isso devemos refletir como estamos nos relacionando com nossos amigos, se os amamos como ao próprio Mestre e amigo Jesus ou se ainda estamos tratando nossos amigos como se eles fossem COISAS sem importância. Muitas coisas ruins e tristes acontecem quando não conseguirmos reconhecer Jesus no outro.

            O coroinha é chamado por Deus para servi-lo não apenas em seu altar, mas também na liturgia da vida, ou seja, servindo-o no próximo, sobretudo nos mais necessitados. “Quem diz que ama a Deus que não vê e não ama seu irmão que vê é mentiroso” (1 Jo 4,19) por isso o coroinha deve estar atento para atender o chamado de Jesus: Amar sempre e a todos.

            Sabemos que Deus nos ama e que é por Ele que somos coroinhas, assim é necessário que aprendamos com Ele a amar. Pois o simples fato de sermos coroinhas não nos torna verdadeiramente amigos de Jesus, pois a única coisa que faz que sejamos verdadeiros amigos de Jesus é amar. A vocação de coroinha para ser autentica deve ter como principio amar, assim o coroinha que ama é verdadeiramente um coroinha de Deus, fiel a sua vocação. Lembre-se sempre, primeiro amar para depois servir ao altar!

 

Dinâmica:

O que desejo para você volta para mim: Distribuir pedaços de papel para todos os participantes e pedir que cada um escolha um colega. Escreva no papel algo que gostaria de ver o colega fazer na frente de todos (imitar um animal, plantar bananeira, varrer a sala, dançar, gritar entre outras coisas que eles podem criar). Após todos entregarem o papel, com nome, refletir com o grupo se modo de amar o nosso próximo inicia com aquilo que desejamos a ele. Em seguida continuar a brincadeira. Entregar novamente os papéis e cada um deverá fazer o que tinha desejado para o amigo. Após todas as apresentações conversar com eles sobre o que acharam da surpresa

 

Compromisso do Mês:

Perceber, sobretudo, nos momentos de celebração se têm acontecidos os atos de amor de uns para com os outros e anotar estes gestos que fizeram se sentir amados e trazer na próxima reunião. (Fazê-los perceber que o amor aparece nas pequenas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário