O Batismo de Jesus


Hoje nós encerramos todo o tempo do Natal celebrando o dia em que, mesmo sem precisar, Jesus Cristo desceu até o Rio Jordão e foi batizado por São João Batista, santo titular de nossa diocese, e logo em seguida o Espirito Santo desceu sobre ele. Para compreendermos um pouco mais sobre esta festa vamos ler este artigo tirado do site do Amai-vos.

_____________________________________________________________________________

O Batismo de Jesus

Conta-nos os Evangelhos que Jesus sai da Galiléia e vai ao Rio Jordão a fim de ser batizado por João. Este episódio marcará o início da vida pública de Jesus, ou seja, de sua vida conhecida e relatada pelos evangelistas.
Vitral da Igreja Matriz
da Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Vargem Grande do Sul/ SP
João Batista espanta-se com o pedido de Jesus, pois sabia quem Ele era. Jesus não precisava ser batizado para conversão de seus pecados, porque Nele não habitava o mal. Mas quis ser batizado para mostrar que estava junto com o povo peregrino e sofredor. Quis estabelecer, desde já, um vínculo de proximidade com aquela gente infinitamente amada por Ele.
Ao povo é revelado naquele momento que Jesus Cristo é alguém totalmente inserido na vida divina: o próprio Deus revelará quem Jesus é e fará descer sobre Ele o Espírito Santo que O acompanhará em Sua pregação. E o povo saberá, então, que é Ele sobre quem o profeta Isaías havia dito: “Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minha alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. E abrirá os olhos dos cegos, tirará os cativos da prisão e livrará do cárcere os que vivem nas trevas.” (Is 42, 1-3.7)
Celebrar o batismo de Jesus nos convida a fazer memória do nosso próprio batismo. Como o compreendemos? Como o testemunhamos? Podemos dizer que hoje, em nós, o Espírito de Deus faz morada? Podemos dizer que vivemos plenamente o desejo de Deus em habitar em nossos corações? Testemunhamos um batismo vivo ou apenas um preceito social ou religioso? São perguntas que nos devemos fazer se queremos nos afirmar cristãos. Jesus marca o início de sua vida pública com o batismo de João. Nossa entrada na Igreja também se dá com sacramento do Batismo. E a partir dele? Ensinamos nossos filhos a viver em plenitude a fé? Somos, nós mesmos, exemplos de pessoas que concretizam sua experiência de Deus, como Jesus Cristo a concretizou?
Ser batizado é ser inexoravelmente responsável pela construção do Reino de Deus. É uma marca que jamais sairá de nossas vidas e corações. Pelo batismo nos tornamos membros da Igreja de Deus, fiéis aos Seus ensinamentos, desejosos de estabelecer vínculos com o Criador e a Ele testemunhar com nossas vidas. Cabe, pois, a cada um procurar viver concretamente o seu batismo. Só assim poderemos mostrar com a nossa vida a face amorosa de Deus.
Textos bíblicos sobre o assunto:
Is 42, 1-4.6-7
At 10, 34-38
Mt 3, 13-17
Mc 1, 9-11
Lc 3, 21-22
Jo 1, 29-34

Fonte: Amai-vos

Nenhum comentário:

Postar um comentário